PROGRAMA DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA SOBRE SAÚDE E TRABALHO INFANTO-JUVENIL
INTRODUÇÃOA partir de agora, você faz parte do curso "Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes Economicamente Ativos", concebido pelo Programa de Saúde do Trabalhador Adolescente (PSTA), do Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente (NESA), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o apoio do Ministério da Saúde e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Seja bem-vindo!
HISTÓRICOPara subsidiar a Política Nacional de Saúde para a erradicação do trabalho infantil no Brasil foi elaborado um programa de formação e sensibilização sobre Atenção Integral à Saúde de Crianças e Adolescentes Economicamente Ativos organizados a partir de duas estratégias básicas:
Esta metodologia de sensibilização baseou-se na sistematização da experiência adquirida pelo PSTA, organizada no material didático denominado “Módulos de Auto-aprendizagem sobre Saúde e Segurança no Trabalho Infantil e Juvenil”. Este material foi elaborado com apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e publicado em 2005, através de uma cooperação entre OIT e Ministério da Saúde. Atualmente esta metodologia faz parte de um projeto de educação continuada proposto pela Área de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde.
OBJETIVOO objetivo deste curso é capacitar profissionais na atenção integral a saúde de crianças e adolescentes economicamente ativos, buscando inserir a abordagem da problemática do trabalho infantil nas ações de saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde.
ESTRUTURA DO CURSOO conteúdo do curso foi organizado em dois eixos temáticos: assistência à saúde da criança e do adolescente trabalhador e vigilância em saúde do trabalhador Optou-se pelo modelo pedagógico de ensino baseado em casos. Os casos foram formulados por técnicos do PSTA, tendo como base situações reais vivenciadas no dia a dia de trabalho. Cada caso está associado a diversas competências específicas e transversais. Competência é definida como a capacidade de aplicar adequadamente conhecimentos, habilidades e atitudes para alcançar um determinado resultado em contextos concretos. As específicas referem-se às habilidades e capacidades técnicas e as transversais são aquelas que contribuem para o desenvolvimento do trabalho como um todo. Para resolver cada caso, você dispõe de algumas ferramentas de apoio: resumos, glossário, dicas, tabelas e gráficos, bem como, de uma série de artigos científicos disponíveis para download. Todo o material textual encontra-se no formato PDF, o que permite que você os imprima com facilidade.
TUTORIANo momento em que sua inscrição for aceita no curso, imediatamente lhe é designado um tutor. Com ele você traçará seu plano de estudos. Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, ele estará ao seu lado, acompanhando todas as tarefas por você realizadas e juntos vocês enfrentarão todas as dificuldades e obstáculos, assim como, comemorarão cada progresso.
COORDENAÇÃOO coordenador do curso é a pessoa responsável pela gestão das atividades pedagógicas. Ele acompanha de perto o trabalho desenvolvido pelos tutores, desenvolve estratégias para incentivar a participação de todos, como por exemplo, a organização de fóruns de discussão. Você tem toda a liberdade para procurá-lo durante o curso. Esclareça suas dúvidas, faça comentários sobre a dinâmica proposta, sugira modificações no material didático.
SECRETARIAO secretário tem papel fundamental no curso. Ele será o seu apoio nas dúvidas de navegação no curso, alertará sobre atividades e prazos e esclarecerá suas dúvidas em relação ao funcionamento global do curso. Procure-a sempre que precisar! Não tenha receio de buscar ajuda, mesmo que sua dúvida pareça muito elementar!
ATIVIDADES1. Resolução de casos Após proceder a leitura de cada parte de um caso, reflita sobre as questões por nós elaboradas. Procure respondê-las esgotando ao máximo as possibilidades. Para isso, aproveite suas experiências anteriores e leituras prévias. Não deixe de consultar a bibliografia disponível no curso e outras fontes de informação. Um segundo passo é sintetizar os problemas identificados, sugestões de abordagem e encaminhamentos, bem como equipes e setores envolvidos num quadro esquemático. As resoluções dos casos serão, finalmente, enviadas ao tutor. O material por você produzido será avaliado cuidadosamente e remetido novamente a você com comentários e sugestões de aprofundamento, quando necessário. 2. Participação em fórum/grupo de discussão Periodicamente haverá uma lista de discussão sobre um determinado assunto, aberta aos participantes do curso (alunos e tutores) e sob a coordenação de um especialista convidado. O tutor poderá organizar fóruns restritos ao seu grupo de alunos, com o intuito de aprofundamento de determinado tema, julgado como relevante no momento. 3. Construção de um caso Ao término da discussão dos casos, você deverá elaborar um caso no formato dos estudados, utilizando-se de sua experiência profissional. Ele deve conter a história (uma parte), as questões para reflexão e discussão, a resolução das questões e a confecção do quadro síntese - problemas identificados, ações a serem efetuadas e membros da equipe envolvidos. Uma bibliografia atual deverá ser apresentada. O caso deverá ser então encaminhado ao tutor para discussão. 4. Preenchimento da avaliação Após concluir todas as atividades você deverá preencher o formulário de avaliação. Neste espaço estarão ordenadas perguntas que consideram a qualidade do material, a estratégia pedagógica, a dinâmica do curso, bem como, a sua atuação e dos profissionais envolvidos. 5. Organização de um Seminário presencial Assim que as atividades de avaliação estiverem concluídas, será solicitada a alguns alunos a organização de um Seminário de Sensibilização presencial. Serão fornecidas mais informações sobre essa atividade no decorrer do curso.
REGULAMENTO INTERNOComo você já deve ter percebido, nosso curso tem como eixo central a interatividade, entendida como a troca de conhecimento e idéias. Alunos e tutores encontram-se separados no espaço geográfico e no tempo. Para garantirmos o que diversos autores expressam como "o estar junto virtual", definimos 72 horas como o intervalo máximo de contato entre tutor e aluno/ aluno e tutor. Fique atento! O programa avisará a você quando este intervalo for ultrapassado. A comunicação interna será desenvolvida através do correio. Esta estratégia é fundamental para a dinâmica proposta. Não deixe de fazer contato com a equipe docente e grupo de alunos. Os avisos gerais estarão dispostos no quadro de notícias. Leia-os com atenção! Se você desejar divulgar algum evento ou enviar um recado para todo o grupo, utilize o mural de informes. A sua avaliação será feita constantemente, tendo como base a sua participação, interesse e empenho em solucionar as demandas solicitadas. A interação com o seu tutor é a base do seu plano de estudo. A conclusão das atividades propostas é necessária para a obtenção de seu certificado.
Bom trabalho!
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